Pular para o conteúdo principal

Dados Biográficos

Marien Calixte nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 20/10/1936, filho de Marien Calixte e Euthália Fogos Marien. Fez seus estudos na Academia de Comércio de Vitória, Colégio São Vicente de Paulo e Escola Comercial Domingos Martins. Desenvolveu sua atividade jornalística no Espírito Santo, onde está radicado desde os dez anos de idade.

É considerado o mais versátil multimídia do Estado. Jornalista, radialista, escritor, pintor, especialista em jazz e produtor cultural. Também contista, é um dos pioneiros da ficção científica no Estado, com livro editado na área. Foi diretor de redação dos principais jornais de Vitória. Também correspondente do Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Visão, O Jornal, Veja, Portos e Navios.

Criou em 1058, na Rádio Espírito Santo, o programa “O Som do Jazz”, que ainda continua no ar, recordista brasileiro. Sobre sua poesia, Carlos Nejar disse o seguinte: "A arte de haikai de Marien Calixte junta-se à tradição do Oriente, que tem mestres da altura de Bashô."

Pertence ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e à Academia Espírito-santense de Letras, onde ocupa a cadeira n. 26, cujo patrono é Christiano Vieira de Andrade. Ex-membro e presidente por quatro gestões do Conselho Estadual de Cultura, passou ainda pela direção do Teatro “Carlos Gomes” e presidência da Fundação Cultural do Espírito Santo.

Comendador pela Ordem do Mérito “Jerônimo Monteiro”, Cidadão Honorário de Vitória e do Estado do Espírito Santo por outorga dos respectivos poderes legislativos. Tem diversas obras traduzidas para o italiano, francês e alemão. Dedicou-se também a escrever obras para crianças.

Comentários